Copyright © 1997-2012
Espao Mstico "O lado esotrico da Internet" Direitos Reservados
Os artigos da Espao Mstico podem ser copiadas com tanto que um link seja feito para www.mistico.com
Respeitamos a sua privaciade:
Poltica de Privacidade
|
|
|
|
|
|
|
Atualização glossário energético
Enviado por: José Luiz
GLOSSÁRIO – ENERGÉTICO
A cupuntura - consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, pelos quais se acredita fluir energia vital. Nos países ocidentais, é usada principalmente para aliviar a dor.
Ágata - pedra - Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra energética e poderosa. Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas
Ametista - pedra - Ajuda na parte do crescimento espiritual, levando-o à alta consciência . Corta as ilusões e é de grande ajuda para os meditadores. Facilita a transmutação das energias baixas para frequências altas, ambos espiritual e níveis etéricos. Limpa as conexões entre o plano da Terra, outros mundos e multidimensões. Transmuta e equilibra qualquer energia disfuncional localizado em qualquer parte do corpo. Ametista também traz estabilidade, força, vigoração e paz. Usado no tratamento de disordens do sistema nervoso, digestivo e celulares, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição.
Anma - Uma forma tradicional de massagem usada no Japão.
Antakarana – é uma palavra sânscrita ( Antar = meio ou interior e Karana = causa instrumento). O Antakarana é usado tecnicamente para representar a ponte entre a mente inferior e superior, é o instrumento operacional entre elas. Pode ser usado na parede, em baixo de uma mesa de Reiki, em baixo de uma cadeira no consultório de terapia, pois ele promove a cura e ajuda para que isto aconteça.
Aquamarina – pedra - Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins. Estimula as células brancas do sangue. Ajuda a esclarecer confusões e também ajuda a trazer clareza quando estiver tratando de negócios. Harmoniza as glândulas pituitárias, regulando o crescimento e harmonizando seu balanço natural. Ajuda a melhorar problemas de vista, especialmente para aqueles que não conseguem ver de perto. Ajuda a acalmar as reações do nosso sistema imune, febre, doenças e alergias.
Aromaterapia - consiste na administração de óleos, em geral por fricções na pele, para tratar condições tão diversas como a inflamação, a pele oleosa, a gripe e a queda da imunidade.
Aura - Aura é a energia liberada pelo corpo humano, que reflete o estado físico, espiritual e emocional de cada ser. Ela é o meio para a percepção de como é e de como se encontra o indivíduo, é a extensão da energia do corpo para além do corpo físico. Consiste em várias “camadas”: etérica, astral, mental e causal.
Aura Zen - é um equipamento que permite a visualização interativa da Aura, gerando uma análise completa com foto da Aura e indicadores do estágio de harmonia de cada pessoa.
C anal Espiritual: Um canal de energia que se estende entre o topo da cabeça e a base do dorso. Os sete chákras principais localizam-se no canal espiritual.
Chákra – Uma roda ou centro de energia no interior do centro energético. Há sete chákras principais e vários chákras secundários.
Clarividência – é a condição que as pessoas têm de ver matéria sutil, ou seja, perispírito.
Clariaudição – é a condição que a pessoa tem de ouvir vozes de outros planos astrais.
Corpo astral – O corpo sutil, energético, associado às nossas emoções.
Corpo causal – O corpo sutil energético associado à alma ou ao” Eu superior” de uma pessoa.
Corpo espiritual – freqüentemente também chamado de corpo causal, possui a mais alta freqüência vibratória, de todos os corpos de energia. Nas pessoas que ainda estão bastante inconscientes do plano espiritual, ele se contrai, junto com a sua aura, ficando cerca de 1 metro do corpo físico.
Corpo etérico – Tem aproximadamente a mesma dimensão e configuração do corpo físico. Daí a denominação “duplo etérico” ou “corpo físico interior”... ele é o portador das forças de configuração do corpo físico, bem como da força vital e criadora, e de todas as sensações físicas. O corpo etérico é formado de novo a cada reencarnação do ser humano e se dissolve três a cinco dias após a morte.
Corpo emocional – freqüentemente também denominado corpo astral, é o portador dos nossos sentimentos, emoções e das particularidades do caráter. Ele ocupa quase que o mesmo espaço que o corpo físico. Quanto mais desenvolvida for uma pessoa na expressão dos seus sentimentos, tendências e aspectos característicos, tanto mais brilhante e claro aparecerá o seu corpo emocional. Nesses casos o clarividente divisa um contorno nítido, que se adaptou totalmente à forma do corpo físico.
Corpo mental – Nossos pensamentos, idéias e os conhecimentos racionais, bem como intuitivos, são controlados pelo corpo mental. Sua vibração é mais elevada que a do corpo etérico e emocional e sua estrutura é menos densa. Tem forma oval, e , numa pessoa altamente evoluída, pode ampliar seu volume a ponto e igualar a do corpo emocional e sua aura. A irradiação áurica do corpo mental atinge alguns metros.
Corpo sutil - Um corpo energético que se sobrepõe ao corpo físico e se estende para além deste a fim de formar a aura.
Cromoterapia - O estudo das influências das cores nos estados psíquicos do ser fez surgir mais um caminho no tratamento dos estados emocionais do ser humano. A cromoterapia é uma poderosa ferramenta que complementa outras terapias.
E nergia - É a energia sutil detectada pelos organismos vivos, mas não pelos instrumentos mecânicos, e que deve ser diferenciada da noção ocidental de energia, que a associa à matéria. Em japonês recebe o nome de Ki.
Eu Superior – É aquela parte da nossa alma que nos une ao Ser divino. Ela não é limitada nem pelo espaço nem pelo tempo. Por esse motivo tem acesso, a qualquer momento, ao conhecimento total que envolve a vida no universo, bem como a nossa própria. Quando nos entregamos à sua liderança, leva-nos pelo caminho mais curto e direto à unidade interior, dissolvendo os bloqueios do nosso sistema de energia tão suavemente quanto possível.
F itoterapia - utiliza as plantas medicinais para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, como resfriados, gripes e vômitos.
Força cósmica– Energia que vem do universo, vem de cima, do cosmos.
Fu - Um órgão que participa da transformação do alimento e da bebida em Energia a ser usada pelo corpo, bem como da excreção. Geralmente associado a um órgão oco, por exemplo: o estômago.
H ara – O centro energético no abdômen inferior.
Homeopatia - baseia-se na idéia de que "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, às vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.
J itsu – Um excesso de energia. K i – O Ki é universal, e se encontra em toda a parte, em todas as coisas. Ele se manifesta de diferentes maneiras para criar as formas físicas e os organismos vivos. No corpo humano, dá origem ao nosso ser físico, emocional, mental e espiritual.
Kundaline – É uma espécie de energia localizada no chakra básico, e diga-se de passagem muito forte. O símbolo da kundaline é uma cobra enroscada. Quando ela flui, se a pessoa não está preparada para recebe-la pode enlouquecer.
Kyo – Uma deficiência de Energia.
M acrobiótica – reinterpretação da filosofia e medicina orientais antigas, iniciada neste século por George Ohsawa, e ensinada, hoje em dia, por Michio Kushi e por outros professores. Enfatiza a vida em harmonia com a natureza e com as leis universais, especialmente através da ingestão de uma dieta. Energéticamente equilibrada.
Medicina alternativa - compreende abordagens não convencionais visando a cura e a saúde. Medicina holística - trata o indivíduo como um todo e ressalta a interação entre o corpo vivo e o espírito. Sustenta que é a resistência, diminuída por hábitos errôneos e pelo estresse físico e mental, que torna o organismo suscetível à doença. Assim, a doença é considerada um desequilíbrio entre forças sociais, pessoais e econômicas, assim como o resultado de influências biológicas.
Medicina oriental - no mundo ocidental, houve um aumento visível do interesse por vários aspectos da medicina oriental, como a acupuntura, a massagem, a macrobiótica e as ervas medicinais. Os conceitos da medicina oriental baseiam-se no taoísmo. Os taoístas defendem que há um movimento constante entre dois pólos, o yin e o yang, forças complementares que devem estar em equilíbrio para criar a saúde e o bem-estar.
Medicina quiroprática - concentra-se na prevenção e tratamento de processos mediante conselhos psicológicos, sanitários, de higiene, nutrição e pela manipulação da coluna e outras articulações.
Meditação - busca alcançar o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Durante a meditação, o pensamento se separa da percepção, fazendo com que o indivíduo possa ficar afastado de suas emoções.
Meridiano - Um canal de energia que se estende por toda a superfície do corpo, e internamente, pelos órgãos do corpo.
Misso – Uma saborosa pasta de feijão/soja, usada como tempero de sopas, guisados e outros preparos com vegetais. É preparada mediante a fermentação, durante quase um ano, de feijão/soja, com um grão de cereal e sal marinho.
Moxibustão - Aplicação de calor aos pontos de acupuntura, por exemplo pela queima de uma pequena quantidade de artemisia seca sobre a pele.
N aturopatia - usa fontes naturais que, segundo seus defensores, têm poder curativo. O naturopata não emprega remédios de uso externo, como fármacos ou cirurgia, mas utiliza métodos como o jejum, a hidroterapia, a massagem, terapias com vitaminas e minerais, dietas vegetarianas, alimentos sadios, ervas, bandagens com barro e exercícios.
Neurolinguística – programação - É o estudo da excelência humana. PNL é a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais freqüência. É um método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal. É um modelo de como as pessoas estruturam suas esperiências individuais na vida. Ensina a compreendermos os nossos próprios êxitos
Ó rgão - Um conjunto de funções que incluem as de um órgão físico, mas abrangem também outras funções corpóreas: a emoção, um tecido, um órgão do sentido e aspectos da consciência.
P erispírito – É a cópia do nosso corpo físico. Ele é formado por fluidos mentais, que as vezes é confundido com o corpo carnal.
Plano sutil - onde os olhos não podem enxergar.
Plano Material – é aquele que podemos ver, sentir, tocar.
Plexos – são feixes de nervos, situados no corpo físico, que recebem a energia dos chákras, e a distribuem por todo o corpo. Prana – Energia cósmica vital, presente no ar.
R adiestesia - Pela leitura atenta da história da radiestesia, pode-se perceber que ela é uma técnica para se obter informações através do subconsciente, mediante a ativação inconsciente de um instrumento radiestésico.
Reiki - é a arte de direcionar e aplicar naturalmente a energia de vida universal (KI), promovendo uma série de benefícios ao ser humano. Traz o equilíbrio energético, físico, emocional e espiritual, equilibrando os centros de energia (chacras), eliminando o stress, a dor, as tristezas e a depressão. Ao aproximarmos as mãos do corpo de outra pessoa, somos canal de energia vital, em sintonia com os mestres. A partir desta compreensão, aprendemos que o encontro é possível e que temos nas mãos a possibilidade de melhora da qualidade de vida e daqueles que se acham em torno de nós.
S ânscrito – Idioma antigo falado na Índia.
T erapias Alternativas - É todo o instrumento de Conhecimento, apoio, ou veículo de Informação que é empregado de modo específico e diferente, daquele que é usual da Ciência, e dos demais vínculos de conceitos que são embasados por uma linha tradicional de comprovação e aferição de seus resultados. Por isso Alternativa, pois tratam-se de recursos diferentes dos usuais para se enxergar o Homem e tudo aquilo que envolva o seu relacionamento consigo mesmo, com as pessoas, e com tudo à sua volta, sob o aspecto do seu bem estar, e de um modo natural de viver.
Técnicas de relaxamento - consistem no treinamento dos músculos do corpo para evitar tensões ocultas. Um dos instrumentos mais utilizados pelos terapeutas é a respiração profunda, já que a tensão produz, por si própria, mudanças na respiração. A ioga é a forma de relaxamento que utiliza a respiração e as posturas do corpo para melhorar a agilidade, tanto física como mental, e reduzir a tensão, possibilitando o relaxamento do corpo.
Telúrica, força – Energias que vêm da terra, vem de baixo, energia Yin.
Tsubo - Um ponto na pele onde o fluxo de energia de um meridiano ou do corpo, pode ser beneficamente afetado. Usa-se como tsubo para denotar (a) um ponto de acupuntura e (b) qualquer ponto no corpo, onde o fluxo de energia pode ser beneficamente alterado.
X amanismo - Religião primitiva dos povos uralo-altaicos do Norte da Ásia e da Europa, caracterizada pela crença em um mundo invisível de deuses, demônios e espíritos ancestrais, que podem ser influenciados apenas pelos xamãs. Qualquer prática religiosa semelhante, especialmente as de certos índios norte-americanos, caracterizadas pelo transe medianímico.
Y ang - Qualquer fenômeno ou forma na qual a energia está, basicamente, se contraindo ou tornando-se mais organizada, como, por exemplo, animais, crescimento, trabalho, introversão.
Yin - Qualquer fenômeno ou forma no qual a Energia está, basicamente se expandindo ou tornando-se mais dispersada, como, por exemplo na expressão, no relaxamento.
Z ang – Um órgão relacionado com a armazenagem de energia e geralmente associado a um órgão sólido, como por exemplo, o fígado.
Pesquisa realizada em diversos livros e sites da Internet relacionados a misticismo.
GLOSSÁRIO – ENERGÉTICO
A cupuntura - consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, pelos quais se acredita fluir energia vital. Nos países ocidentais, é usada principalmente para aliviar a dor.
Ágata - pedra - Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra energética e poderosa. Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas
Ametista - pedra - Ajuda na parte do crescimento espiritual, levando-o à alta consciência . Corta as ilusões e é de grande ajuda para os meditadores. Facilita a transmutação das energias baixas para frequências altas, ambos espiritual e níveis etéricos. Limpa as conexões entre o plano da Terra, outros mundos e multidimensões. Transmuta e equilibra qualquer energia disfuncional localizado em qualquer parte do corpo. Ametista também traz estabilidade, força, vigoração e paz. Usado no tratamento de disordens do sistema nervoso, digestivo e celulares, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição.
Anma - Uma forma tradicional de massagem usada no Japão.
Antakarana – é uma palavra sânscrita ( Antar = meio ou interior e Karana = causa instrumento). O Antakarana é usado tecnicamente para representar a ponte entre a mente inferior e superior, é o instrumento operacional entre elas. Pode ser usado na parede, em baixo de uma mesa de Reiki, em baixo de uma cadeira no consultório de terapia, pois ele promove a cura e ajuda para que isto aconteça.
Aquamarina – pedra - Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins. Estimula as células brancas do sangue. Ajuda a esclarecer confusões e também ajuda a trazer clareza quando estiver tratando de negócios. Harmoniza as glândulas pituitárias, regulando o crescimento e harmonizando seu balanço natural. Ajuda a melhorar problemas de vista, especialmente para aqueles que não conseguem ver de perto. Ajuda a acalmar as reações do nosso sistema imune, febre, doenças e alergias.
Aromaterapia - consiste na administração de óleos, em geral por fricções na pele, para tratar condições tão diversas como a inflamação, a pele oleosa, a gripe e a queda da imunidade.
Aura - Aura é a energia liberada pelo corpo humano, que reflete o estado físico, espiritual e emocional de cada ser. Ela é o meio para a percepção de como é e de como se encontra o indivíduo, é a extensão da energia do corpo para além do corpo físico. Consiste em várias “camadas”: etérica, astral, mental e causal.
Aura Zen - é um equipamento que permite a visualização interativa da Aura, gerando uma análise completa com foto da Aura e indicadores do estágio de harmonia de cada pessoa.
C anal Espiritual: Um canal de energia que se estende entre o topo da cabeça e a base do dorso. Os sete chákras principais localizam-se no canal espiritual.
Chákra – Uma roda ou centro de energia no interior do centro energético. Há sete chákras principais e vários chákras secundários.
Clarividência – é a condição que as pessoas têm de ver matéria sutil, ou seja, perispírito.
Clariaudição – é a condição que a pessoa tem de ouvir vozes de outros planos astrais.
Corpo astral – O corpo sutil, energético, associado às nossas emoções.
Corpo causal – O corpo sutil energético associado à alma ou ao” Eu superior” de uma pessoa.
Corpo espiritual – freqüentemente também chamado de corpo causal, possui a mais alta freqüência vibratória, de todos os corpos de energia. Nas pessoas que ainda estão bastante inconscientes do plano espiritual, ele se contrai, junto com a sua aura, ficando cerca de 1 metro do corpo físico.
Corpo etérico – Tem aproximadamente a mesma dimensão e configuração do corpo físico. Daí a denominação “duplo etérico” ou “corpo físico interior”... ele é o portador das forças de configuração do corpo físico, bem como da força vital e criadora, e de todas as sensações físicas. O corpo etérico é formado de novo a cada reencarnação do ser humano e se dissolve três a cinco dias após a morte.
Corpo emocional – freqüentemente também denominado corpo astral, é o portador dos nossos sentimentos, emoções e das particularidades do caráter. Ele ocupa quase que o mesmo espaço que o corpo físico. Quanto mais desenvolvida for uma pessoa na expressão dos seus sentimentos, tendências e aspectos característicos, tanto mais brilhante e claro aparecerá o seu corpo emocional. Nesses casos o clarividente divisa um contorno nítido, que se adaptou totalmente à forma do corpo físico.
Corpo mental – Nossos pensamentos, idéias e os conhecimentos racionais, bem como intuitivos, são controlados pelo corpo mental. Sua vibração é mais elevada que a do corpo etérico e emocional e sua estrutura é menos densa. Tem forma oval, e , numa pessoa altamente evoluída, pode ampliar seu volume a ponto e igualar a do corpo emocional e sua aura. A irradiação áurica do corpo mental atinge alguns metros.
Corpo sutil - Um corpo energético que se sobrepõe ao corpo físico e se estende para além deste a fim de formar a aura.
Cromoterapia - O estudo das influências das cores nos estados psíquicos do ser fez surgir mais um caminho no tratamento dos estados emocionais do ser humano. A cromoterapia é uma poderosa ferramenta que complementa outras terapias.
E nergia - É a energia sutil detectada pelos organismos vivos, mas não pelos instrumentos mecânicos, e que deve ser diferenciada da noção ocidental de energia, que a associa à matéria. Em japonês recebe o nome de Ki.
Eu Superior – É aquela parte da nossa alma que nos une ao Ser divino. Ela não é limitada nem pelo espaço nem pelo tempo. Por esse motivo tem acesso, a qualquer momento, ao conhecimento total que envolve a vida no universo, bem como a nossa própria. Quando nos entregamos à sua liderança, leva-nos pelo caminho mais curto e direto à unidade interior, dissolvendo os bloqueios do nosso sistema de energia tão suavemente quanto possível.
F itoterapia - utiliza as plantas medicinais para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, como resfriados, gripes e vômitos.
Força cósmica– Energia que vem do universo, vem de cima, do cosmos.
Fu - Um órgão que participa da transformação do alimento e da bebida em Energia a ser usada pelo corpo, bem como da excreção. Geralmente associado a um órgão oco, por exemplo: o estômago.
H ara – O centro energético no abdômen inferior.
Homeopatia - baseia-se na idéia de que "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, às vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.
J itsu – Um excesso de energia. K i – O Ki é universal, e se encontra em toda a parte, em todas as coisas. Ele se manifesta de diferentes maneiras para criar as formas físicas e os organismos vivos. No corpo humano, dá origem ao nosso ser físico, emocional, mental e espiritual.
Kundaline – É uma espécie de energia localizada no chakra básico, e diga-se de passagem muito forte. O símbolo da kundaline é uma cobra enroscada. Quando ela flui, se a pessoa não está preparada para recebe-la pode enlouquecer.
Kyo – Uma deficiência de Energia.
M acrobiótica – reinterpretação da filosofia e medicina orientais antigas, iniciada neste século por George Ohsawa, e ensinada, hoje em dia, por Michio Kushi e por outros professores. Enfatiza a vida em harmonia com a natureza e com as leis universais, especialmente através da ingestão de uma dieta. Energéticamente equilibrada.
Medicina alternativa - compreende abordagens não convencionais visando a cura e a saúde. Medicina holística - trata o indivíduo como um todo e ressalta a interação entre o corpo vivo e o espírito. Sustenta que é a resistência, diminuída por hábitos errôneos e pelo estresse físico e mental, que torna o organismo suscetível à doença. Assim, a doença é considerada um desequilíbrio entre forças sociais, pessoais e econômicas, assim como o resultado de influências biológicas.
Medicina oriental - no mundo ocidental, houve um aumento visível do interesse por vários aspectos da medicina oriental, como a acupuntura, a massagem, a macrobiótica e as ervas medicinais. Os conceitos da medicina oriental baseiam-se no taoísmo. Os taoístas defendem que há um movimento constante entre dois pólos, o yin e o yang, forças complementares que devem estar em equilíbrio para criar a saúde e o bem-estar.
Medicina quiroprática - concentra-se na prevenção e tratamento de processos mediante conselhos psicológicos, sanitários, de higiene, nutrição e pela manipulação da coluna e outras articulações.
Meditação - busca alcançar o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Durante a meditação, o pensamento se separa da percepção, fazendo com que o indivíduo possa ficar afastado de suas emoções.
Meridiano - Um canal de energia que se estende por toda a superfície do corpo, e internamente, pelos órgãos do corpo.
Misso – Uma saborosa pasta de feijão/soja, usada como tempero de sopas, guisados e outros preparos com vegetais. É preparada mediante a fermentação, durante quase um ano, de feijão/soja, com um grão de cereal e sal marinho.
Moxibustão - Aplicação de calor aos pontos de acupuntura, por exemplo pela queima de uma pequena quantidade de artemisia seca sobre a pele.
N aturopatia - usa fontes naturais que, segundo seus defensores, têm poder curativo. O naturopata não emprega remédios de uso externo, como fármacos ou cirurgia, mas utiliza métodos como o jejum, a hidroterapia, a massagem, terapias com vitaminas e minerais, dietas vegetarianas, alimentos sadios, ervas, bandagens com barro e exercícios.
Neurolinguística – programação - É o estudo da excelência humana. PNL é a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais freqüência. É um método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal. É um modelo de como as pessoas estruturam suas esperiências individuais na vida. Ensina a compreendermos os nossos próprios êxitos
Ó rgão - Um conjunto de funções que incluem as de um órgão físico, mas abrangem também outras funções corpóreas: a emoção, um tecido, um órgão do sentido e aspectos da consciência.
P erispírito – É a cópia do nosso corpo físico. Ele é formado por fluidos mentais, que as vezes é confundido com o corpo carnal.
Plano sutil - onde os olhos não podem enxergar.
Plano Material – é aquele que podemos ver, sentir, tocar.
Plexos – são feixes de nervos, situados no corpo físico, que recebem a energia dos chákras, e a distribuem por todo o corpo. Prana – Energia cósmica vital, presente no ar.
R adiestesia - Pela leitura atenta da história da radiestesia, pode-se perceber que ela é uma técnica para se obter informações através do subconsciente, mediante a ativação inconsciente de um instrumento radiestésico.
Reiki - é a arte de direcionar e aplicar naturalmente a energia de vida universal (KI), promovendo uma série de benefícios ao ser humano. Traz o equilíbrio energético, físico, emocional e espiritual, equilibrando os centros de energia (chacras), eliminando o stress, a dor, as tristezas e a depressão. Ao aproximarmos as mãos do corpo de outra pessoa, somos canal de energia vital, em sintonia com os mestres. A partir desta compreensão, aprendemos que o encontro é possível e que temos nas mãos a possibilidade de melhora da qualidade de vida e daqueles que se acham em torno de nós.
S ânscrito – Idioma antigo falado na Índia.
T erapias Alternativas - É todo o instrumento de Conhecimento, apoio, ou veículo de Informação que é empregado de modo específico e diferente, daquele que é usual da Ciência, e dos demais vínculos de conceitos que são embasados por uma linha tradicional de comprovação e aferição de seus resultados. Por isso Alternativa, pois tratam-se de recursos diferentes dos usuais para se enxergar o Homem e tudo aquilo que envolva o seu relacionamento consigo mesmo, com as pessoas, e com tudo à sua volta, sob o aspecto do seu bem estar, e de um modo natural de viver.
Técnicas de relaxamento - consistem no treinamento dos músculos do corpo para evitar tensões ocultas. Um dos instrumentos mais utilizados pelos terapeutas é a respiração profunda, já que a tensão produz, por si própria, mudanças na respiração. A ioga é a forma de relaxamento que utiliza a respiração e as posturas do corpo para melhorar a agilidade, tanto física como mental, e reduzir a tensão, possibilitando o relaxamento do corpo.
Telúrica, força – Energias que vêm da terra, vem de baixo, energia Yin.
Tsubo - Um ponto na pele onde o fluxo de energia de um meridiano ou do corpo, pode ser beneficamente afetado. Usa-se como tsubo para denotar (a) um ponto de acupuntura e (b) qualquer ponto no corpo, onde o fluxo de energia pode ser beneficamente alterado.
X amanismo - Religião primitiva dos povos uralo-altaicos do Norte da Ásia e da Europa, caracterizada pela crença em um mundo invisível de deuses, demônios e espíritos ancestrais, que podem ser influenciados apenas pelos xamãs. Qualquer prática religiosa semelhante, especialmente as de certos índios norte-americanos, caracterizadas pelo transe medianímico.
Y ang - Qualquer fenômeno ou forma na qual a energia está, basicamente, se contraindo ou tornando-se mais organizada, como, por exemplo, animais, crescimento, trabalho, introversão.
Yin - Qualquer fenômeno ou forma no qual a Energia está, basicamente se expandindo ou tornando-se mais dispersada, como, por exemplo na expressão, no relaxamento.
Z ang – Um órgão relacionado com a armazenagem de energia e geralmente associado a um órgão sólido, como por exemplo, o fígado.
Pesquisa realizada em diversos livros e sites da Internet relacionados a misticismo.
|
[VER PERGUNTA]
[RESPONDER] |
[NOVA MENSAGEM]
[VER LISTA]
|
Respostas:
Atualização glossário energético  [Esta Mensagem]
|
A Espao Mstico no se reponsabiliza pelo contedo do Newsgroup Mstico
Estamos à procura de artigo esotéricos. Publique na Espao Mstico!
|
|
|
|
|
|
|
INTRODUO
Comunidade na ORKUT
Grupo no FACEBOOK
HORSCOPOS:
NORMAL
DIRIO
CIGANO
CHINS
EGPCIO
ARTIGOS:
TAR
YOGA
VELAS
ERVAS
REIKI
ANJOS
BANHOS
APELOS
MAGIAS
SONHOS
CRISTAIS
ORAES
CRENAS
CHAKRAS
MANTRAS
FENG SHUI
MANDALAS
MEDITAO
TALISMS
LINHAS GEOPTICAS
PLANETAS
SIMPATIAS
NUMEROLOGIA
AROMATERAPIA
SAINT GERMAIN
CROMOTERAPIA
FLORAIS DE BACH
SIGNIFICADO DOS SONHOS
LIVROS
CONTOS
ARTIGOS
ANNCIOS
ORAES E SIMPATIAS
E-MAIL
|